terça-feira, junho 20, 2006

Eu estive lá... Sporting-Celtic, 19/10/1983


No ambito da comemoração do Centenario do Clube, os elementos do blog decidiram ir ao armario procurar recordações da sua vivência com o Sporting Clube de Portugal.
Esta iniciativa não pretende ser somente limitada aos membro do Blog, por isso lançamos o repto a todos os Sportinguistas a participarem e a enviarem material (bilhetes, fotos, autografos, etc) para o nosso mail, para que o mesmo seja aqui publicado e mostrado aos restantes adeptos desta causa comum.

Para começar, decidi ir á minha colecção de bilhetes e publicar o mais antigo que encontrei disputado em Alvalade, referente ao jogo a contar para a Taça UEFA da época 1983/84, 2º Eliminatória com os nossos irmãos de Glasgow: Celtic Glasgow.
Na ronda anterior o Sporting tinha eliminado o Sevilha com um empate 1-1 em Sevilha (jogo do qual tb tenho os bilhetes) e no segundo jogo em Alvalade venceu por 3-2, com um golo aos 88 min de Antonio Oliveira a dar a passagem ao Sporting.
Na 2º Eliminatória tivemos como adversario o Celtic. A primeira mão foi em Alvalade, tendo o Sporting vencido por 2-0, com 2 golos de Rui Jordão. Com a idade que tinha na altura, as minhas memórias poucas...
Na segunda ronda, o Celtic fez um dos seus grandes jogos nas competições europeias e fez aquilo que poucos esperavam, dando a volta a eliminatória com uma vitoria de 5-0. Foi assim que os escoceses descreveram a eliminatória: "After a 2-0 defeat by Portuguese giants Sporting Lisbon in the second-round first-leg tie, the odds were stacked against the men from Parkhead.
But a sensational night in Glasgow saw goals from Tommy Burns, Tom McAdam, Brian McClair, Murdo MacLeod and Frank McGarvey blow away their opponents."


Nota: Não posso esquecer um agradecimento publico ao meu Pai, por ter proporcionado bem cedo todas as condições para que a minha alma seja verde e branca, por ter incutido um espirito de adepto de estadio quando começou a levar-me bem cedo ao Estadio José Alvalade para ver ao vivo o Sporting a jogar... o meu profundo OBRIGADO!!!

2 comentários:

rfc disse...

Ao meu amigo e ao seu pai...um grande Obrigado!!!
Sporting SEMPRE!!!

Bulhão Pato disse...

Estive doente. Não pude ir. Lembro-me de fazer o meu pai prometer que, na terceira eliminattória, compraria bilhetes qualquer que fosse o adversário.

Acabou por não haver terceira eliminatória. Chuif!